O QUE É UM PROJETO?

O projeto é  um instrumento de planejamento e de comunicação. O projeto faz a organização de ideias de uma determinada ação, estando diretamente relacionado às dinâmicas sociais, econômicas e culturais de cada tempo e lugar. Em geral, cada projeto propõe ações que vão além do ordinário, fogem do imediatamente necessário, estão além do rotineiro.

O tal do projeto entrou definitivamente no mundo do trabalho e até na vida privada, ocupando vários espaços. Na faculdade, fazemos o projeto acadêmico; ao organizar um evento, precisamos dele para buscar patrocinadores; na edição de um livro, o projeto gráfico vai garantir um design atrativo; os parlamentares criam projetos de lei e nós temos projeto de vida, projeto de casa própria, projeto de pequeno negócio, projeto cultural.

No dicionário Aurélio, um dos sinônimos para a palavra projeto é: “lançado para frente” e, em geral, entendemos este termo como algo que está por vir, mas continuamos a usar o nome projeto mesmo quando o estamos executando.

Projetar é coisa de quem não se contenta com o momento presente e quer construir um futuro melhor. O projeto é, ou deve ser, a solução para uma problemática a ser superada, uma realidade a ser alterada. Representa uma esperança, uma vontade de superação e de crescimento.

No mundo atual, o projeto passa a ser também ferramenta propulsora da carreira profissional. No contexto da produção cultural, é um instrumento necessário para a busca de parcerias que garantam a realização e difusão de obras artísticas, preservação de bens culturais, acesso a espaços culturais. Sem um projeto fica mais difícil empreender qualquer ação, por mais simples que seja.


PROBLEMA X SOLUÇÃO

Um projeto, em geral, é uma solução para uma problemática a ser superada. Quando há a necessidade de um projeto é porque existe uma situação pouco satisfatória. Quanto melhor entendida e discutida a problemática, melhor pode ser o projeto que se apresenta como solução.

Entretanto, o problema (ou os problemas) precisam ser bem avaliados. Algumas vezes existem vários problemas que um único projeto não consegue resolver. É preciso lidar com as diferentes situações em projetos separados, mas que serão vistas em conjunto num trabalho de planejamento da instituição ou grupo.

O CICLO DO PROJETO

Cada projeto tem um ciclo de vida. Ele passa por várias etapas, desde o momento do planejamento, até a fase de prestação de contas. Pode se dar em meses, como pode levar anos entre o seu início e o término.

Não se pode esperar que um único projeto solucione todos os problemas, que salve o planeta, que revolucione o mundo. Cada projeto, cada plano, cada programa tem uma função específica e deve ser feito em etapas.

Se você pensa que elaborar um projeto é difícil, executá-lo vai demandar muito mais esforço, dedicação e competência. Prestar contas, fechar relatórios também são fases decisivas num projeto e merecem toda a atenção. É importante perceber se o projeto que está sendo elaborado vai poder cumprir todas as etapas necessárias.

Gestão é um tema que merece atenção. Caso o projeto que você esteja elaborando seja aprovado, vai ser preciso gerir processos, pessoas, informações. É importante pensar sobre isso durante a fase de elaboração. 

Cada ação bem desenvolvida num projeto gera um ciclo virtuoso, que tem papel importantíssimo para a conquista de novas parcerias.

ESPECIFICIDADES DO PROJETO CULTURAL

O projeto cultural tem especificidades relacionadas a dinâmica da atividade cultural, e aos formatos adotados por mecanismos de incentivos bem como ao marketing cultural.

Atenção:
Leia mais sobre este assunto na versão impressa do livro.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.